quarta-feira, 22 de junho de 2016

Detergente Caseiro para a Roupa


A nossa querida Ania d'A arca do Necas fez "detergente da roupa, simples, rápido cheira bem e deixa a roupa bem lavada. E o ambiente, a nossa pele e a nossa carteira agradecem."
 Ela partilhou a receita:

 «40g de sabão Marselha ralado (usar o descascador e batatas e ultra rápido e eficaz!) (Eu ponho 25g de sabão Marselha e 15g se sabão de flor de laranjeira - podem usar só sabão Marselha ou outro sabão neutro de origem vegetal.)
1 L de água a ferver
 1 colher sopa de bicarbonato de sódio
 1 colher sopa de vinagre
 Umas gotas de lavanda ou eucalipto ou limão.

  Mistura-se tudo (convém ser com a varinha por ex) deixar arrefecer e está pronto a usar! Convém agitar a embalagem antes de usar.
 Se podia ser mais fácil? Talvez mas eu cá acho que é muito boa esta opção!»


+-550g / até 40 doses

Ingredientes:
1 sabonete de glicerina vegetal ralado (uso a bimby, mas também se consegue num ralador de cenoura)
1 chávena / 120g de carbonato de sódio
½ chávena /120g de bicarbonato de sódio
½ chávena / 60g de ácido cítrico (encontrado facilmente em farmácias)
¼ chávena / 60g de sal grosso integral

Preparação:
Ralar o sabonete e juntar os restantes 4 ingredientes. Misturar bem. Guardar num recipiente hermético e colocar um “agente desumidificante”, para evitar que fique em pedra. Eu uso uma meia ou um bocado de uns collants antigos com arroz ou aquela areia das caixas dos gatos, bem fechado.
Dose: usar 1 colher de sopa para uma carga normal de roupa ou 2 colheres de sopa para uma máquina com maior capacidade ou roupa muito suja.

Homemade Borax-Free Laundry Detergent

**** o bórax é bom para branquear: junta-se à água do último enxaguamento uma colher de sopa de bórax por cada 10l de água (tem que se ver a capacidade da máquina); ou deixar de molho em bicarbonato de sódio ou vinagre antes de lavar.

Sem comentários: