sábado, 28 de maio de 2016

10 dicas para lavar a roupa de forma ecológica


Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, viver uma vida mais amiga do ambiente não implica sacrifícios, mas antes uma mudança de mentalidades e de hábitos em ações do quotidiano tão simples como lavar a roupa. Saiba como tratar da roupa de forma ecológica, sem sacrificar a maravilhosa sensação que é vestir uma camisola ou deitar-se em lençóis acabados de lavar.
  1. Sempre que possível, lave a roupa em água fria, que fica tão bem lavada como se fosse utilizada água quente. Para além disso, apresenta três importantes vantagens ecológicas: poupa-se energia, dinheiro e prolonga-se a vida do próprio vestuário. Lavar a roupa a altas temperaturas deve ser uma exceção e não a regra.
  2. Utilize detergentes e amaciadores para a roupa amigos do ambiente, ou seja, produtos que sejam biodegradáveis e que não contêm lixívia, corantes, aromas e ingredientes que têm na sua base petróleo. Respeite as doses indicadas nas embalagens dos detergentes e amaciadores para evitar o desperdício.
  3. Evite usar lixívia, substituindo-a por água oxigenada a 3%, que tem o mesmo efeito, mas é uma alternativa muito mais ecológica. Adicione 1 copo de água oxigenada à máquina sempre que lavar roupa branca e, nestes casos, pode e deve utilizar água quente. Outra alternativa amiga do ambiente à lixívia é o sumo de limão: adicione ½ copo à lavagem de roupa branca.
  4. Confecione o seu próprio detergente de roupa 100% natural: desfaça um sabonete puro (use um ralador ou picadora), coloque-o num tacho que possa ir ao lume e cubra o sabonete com água. Aqueça em lume brando, mexendo sempre até o sabonete dissolver por completo. Noutra panela, aqueça cerca de 9 litros de água e despeje para um balde ou outro recipiente de grandes dimensões. Adicione o sabonete derretido e ainda quente a essa água e mexa bem; junte ½ copo de bórax e 1 copo de carbonato de sódio (atenção que não é a mesma coisa que bicarbonato de sódio, mas também pode ser adquirido em supermercados e drogarias) e mexa bem. Deixe arrefecer. Uma vez frio, esta mistura vai apresentar o aspeto e a textura de um gel – deve tapar o balde/recipiente e sempre que lavar roupa deve agitar bem antes de adicionar ½ copo deste detergente ecológico a cada lavagem.
  5. Sabia que o vinagre é um amaciador de roupa 100% natural? Basta adicionar ½ copo de vinagre branco a cada lavagem e, se quiser, pode perfumá-lo com algumas gotas do seu óleo essencial preferido. Em alternativa, confecione o seu próprio amaciador de roupa ecológico: junte 1 copo de bicarbonato de sódio e 2 copos de água num balde ou outro recipiente fundo; misture bem e vá adicionando 1 copo de vinagre branco. Adicione 1 ou 2 gotas de óleo essencial para perfumar e transfira o amaciador para um frasco ou embalagem com tampa. Antes de colocar 1/3 copo na máquina de lavar roupa, agite bem.
  6. Não necessita de adquirir tira-nódoas químicos, podendo remover as nódoas da roupa utilizando produtos naturais e ecológicos como, por exemplo, bicarbonato de sódio, bórax ou vinagre.
  7. Na hora de secar roupa, a forma mais ecológica de o fazer é ao ar livre, preferencialmente numa corda ou em cabides de madeira – evite os estendais de plástico. As máquinas de secar roupa são enormes consumidoras de energia, o que também se reflete na conta da eletricidade. Se não tiver alternativa, pode minimizar os efeitos das máquinas de secar roupa no meio ambiente efetuando o máximo de secagens seguidas, de forma a aproveitar o calor acumulado.
  8. Evite levar roupa para a lavandaria, lavando peças mais delicadas à mão ou artigos de grandes dimensões (como tapetes) no quintal, com recurso a um balde de água, detergente ecológico e uma vassoura.
  9. Lavar a roupa de forma ecológica também passa por adequar o programa da máquina de lavar roupa à carga de roupa em si, o que se traduz num desgaste menor da roupa, poupanças energéticas e de água.
  10. Respeite o ambiente e diminua o consumo de eletricidade ao colocar a máquina de lavar e/ou de secar a trabalhar apenas durante os tarifários mais económicos. Uma vez que a maioria dos modelos são programáveis, é possível efetuar este gesto ecológico a qualquer hora do dia. Viva sempre uma vida mais verde, mesmo quando trata da roupa suja!
Fonte: umavidaverde

Sem comentários: