sábado, 23 de abril de 2016

Combinação de Alimentos - Parte 3

Ros'Ellis Moraes *
Uma boa dica para entender a importância da combinação dos ali­mentos é observar o efeito que os alimentos produzem no nosso cor­po, após as refeições. Se ficarmos com gases, azia, prisão de ventre, diarreia, inchaço ou náusea, é um sinal do organismo indicando que a nossa digestão está comprometida. É um alerta para prestarmos aten­ção ao que estamos comendo, se estamos excedendo a quantidade, e, principalmente, como estamos combinando esses alimentos.
A regra principal para a combinação de alimentos é comer na mes­ma refeição os alimentos que na experiência pessoal sejam fáceis de digerir. Classes diferentes de alimentos exigem diferentes tempos e meios digestivos para a digestão adequada.
Precisamos considerar que, dependendo da constituição individual, existem pessoas que têm um poder digestivo muito melhor. No entanto, as pessoas que apresentam um sistema digestivo delicado de­vem praticar as recomendações de combinação de alimentos como um meio preventivo para manter a boa saúde.
A combinação adequada dos alimentos contribui para a boa diges­tão. Os diversos grupos de alimentos apresentam estruturas quími­cas diferentes, o que mobiliza produções de enzimas específicas para cada processo digestivo. Por isso, é muito importante associar­mos alimentos compatíveis em cada refeição.
O PRINCÍPIO QUE NORTEIA A COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS DIZ QUE...
Não se deve misturar:
* Amidos e proteínas pesados na mesma refeição.
Por exemplo carne, leite ou queijo com pão.
* Frutas e proteínas, porque as frutas liberam secreções alcalinas que
neutralizam as secreções ácidas necessárias para a digestão de proteínas.
* Frutas e vegetais.
* Melão e Melancia com qualquer alimento.
É FÁCIL DIGERIR
- Frutas doces com frutas doces
- Frutas solitárias: Melão e Melancia. Não combinam com mais nada: só limão e ervas digestivas como hortelã e erva-doce.
- Frutas ácidas com frutas ácidas
- Frutas ácidas com semi-ácidas
- Frutas doces com semi-ácidas
- Frutas com grãos germinados, hidratados e fermentados
- Proteínas e hortaliças
- Abacate e verduras
>> Limão combina com qualquer alimento

POUCO DIGESTIVO
. Frutas doces + frutas ácidas
. Leguminosas germinadas + frutas
. Cereais + açúcar

INCOMPATÍVEIS
> Frutas + hortaliças (exceto a maçã, que pode ser combinada com hortaliças)
> Frutas + açúcar

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
. O excesso de comida, mesmo de um único alimento, sobrecarrega o sistema digestivo.
. Os líquidos devem ser tomados 40 minutos antes das refeições, pois eles diluem as enzimas que atuam na digestão dos alimentos.
. Os vegetais produzem secreções alcalinas.
. Cereais integrais, como por exemplo o arroz integral e as farinhas integrais germinadas frescas, formam menos ácidos que a farinha branca ou o arroz polido.
. A germinação das sementes é um processo alcalinizante; dessa maneira podemos melhorar a digestibilidade das leguminosas. As leguminosas germinadas e fermentadas são alcalinas. Os brotos das leguminosas (como moyashi) são alcalinizantes.
. O cozimento em altas temperaturas, acima de 45 graus Celsius, é um processo acidificante.
. Evite alimentos gelados ou muito quentes. Ambos agridem o organismo. Alimentos gelados inibem a ação das enzimas no organismo, o que dificulta os processos digestivos.
Observação: Na alimentação viva, as combinações dos alimentos serão adaptadas, já que muitos alimentos não serão utilizados. Observamos também que é muito mais fácil para o organismo digerir alimentos crus, mesmo quando misturamos alimentos incompatíveis da classificação higienista tradicional.
Os alimentos germinados e fermentados normalmente
combinam bem com refeições doces e salgadas. 

 
(*) Ros'Ellis Moraes é nutricionista formada pela UNB e autora do livro Alimentação Viva e Ecológica, de onde este texto foi extraído (pág. 149 a 152).

Fonte: Doce Limão

Sem comentários: