quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Tratamentos naturais para baixar a febre

Febre alta


Além dos banhos mornos e o resfriamento do local onde a pessoa febril se encontre, outros remédios caseiros ajudam a controlar a febre:

GENGIBRE – O gengibre, associado à flor de sabugueiro e à hortelã, se torna uma opção excelente para baixar a febre, já que esse chá estimula a circulação e transpiração, fazendo com que a febre baixe de forma segura. Ferva 250ml de água e coloque em cima de duas colheres de chá de gengibre, 1 colher de chá de flores de sabugueiro secas e uma colher de chá de hortelã numa xícara, deixando tampada por uns dez minutos. Esse chá deve ser bebido várias vezes ao dia por quem estiver com febre.

LIMÃO – Corte três limões em 4 partes e ferva-os em meio litro de água por 15 minutos. Coe e adoce com mel, tomando uma xícara desse chá morno a cada hora.

ALHO: preparar a chamada “água de alho”: colocar dois dentes de alho amassados, em um copo de água, por seis horas, coar e tomar três vezes ao dia. Ou ainda, uma cápsula de alho, duas vezes ao dia.

CEBOLA: misturar 2 colheres de sopa do suco da cebola, em uma xícara de água. Tomar às colheradas.

MELANCIA: durante as crises de febre, as dietas de sucos naturais são excelentes e a melancia é uma das frutas especiais para baixar a febre. Tomar um copo do suco de melancia, três vezes ao dia.

LARANJA: beber suco de laranja ou poncã, várias vezes ao dia, sem adicionar açúcar.

CAMOMILA E ALFAVACA misturadas, use três colheres de sopa para cada litro de água fervente e beba de duas a três vezes ao dia, acrescentando 15 gotas de própolis para cada dose.

ALECRIM E EUCALIPTO misturados, usar três colheres de sopa para cada litro de água, 2 ou 3 xícaras ao dia, com 15 gotas de própolis para cada dose.

PULMONARIA – Essa planta medicinal é antiinflamatória, sudorífica e expectorante e, por isso, ajuda a abaixar a temperatura corporal. Ferva 3 xícaras de água com 2 colheres de soa de pulmonaria seca e deixe abafado por uns 20 minutos e coe. Deve ser bebido de três a quatro vezes ao dia.


Em caso de crianças, a dose deve ser a metade.

Sem comentários: