Páginas

sábado, 18 de julho de 2015

Macadâmia(a Rainha das Nozes) – Deliciosa e potente.



As nozes da macadâmia, quando incluídas numa alimentação saudável, reduzem os níveis de LDL (mau colesterol) e devem ter a denominação de “nozes com benefícios para a saúde qualificados”, dizem os investigadores.

“Debruçámo-nos nas nozes da macadâmia porque não estão de momento incluídas nos produtos benéficos para a saúde, enquanto que outros, mesmo frutos secos, são recomendados como parte integrante de uma alimentação saudável,” disse o Dr. Amy E. Griel, um médico principal do Hospital  Penn State e agora Cientista Sénior em Nutrição na empresa The Hershey. “As nozes da macadamia possuem níveis muito elevados de gorduras monoinsaturadas, como as encontradas no azeite, por exemplo.”

“Os estudos epidemiológicos demonstram que as pessoas que são consumidoras frequentes de nozes reduzem o risco de contrair problemas coronários e outras complicações do mesmo foro,” afirmou Penny Kris-Etherton, co-autor e professor distinguido de ciências nutricionais.

Os investigadores realizaram um estudo controlado, em que comparam uma alimentação saudável para o coração (com nozes da macadâmia) e uma alimentação típica ocidental. Os participantes possuíam níveis ligeiramente elevados de colesterol, pressão sanguínea normal e não estavam a tomar medicamentos para reduzir as gorduras. Os investigadores escolheram aleatoriamente participantes para integrarem os grupos e forneceram as duas dietas em separado ao longo de cinco semanas.

Os participantes que integraram a alimentação com nozes da macadâmia reduziram o colesterol total, reduziram o LDL (mau colesterol) e os níveis de triglicéridos quando comparados com os indivíduos que integraram o grupo da alimentação ocidental. O relatório diz que a redução, no caso das nozes da macadâmia, foi de 9.4% de colesterol total e de 8.9% de LDL.

Níveis calóricos individuais foram estudados para cada participante de modo a não ganhar ou perder peso durante o estudo. Ambas as dietas equipararam-se em gorduras total, contendo 33% das calorias provenientes de gorduras. O grupo da alimentação com nozes tinha 7% de gorduras saturada, 18% de gordura monoinsaturada e 5% de gordura polinsaturada. O grupo da alimentação típica ocidental tinha 13% de gordura saturada, 11% de gordura monoinsaturada e 5% de gordura polinsaturada.

“Descobrimos que a redução de LDL, ou de mau colesterol, foi superior ao esperado apenas através das gorduras benéficas presentes nas nozes,” afirma Griel. “Isto significa que existe algo mais nas nozes que ajuda a reduzir o colesterol e que o nosso trabalho é descobrir exactamente o quê”.

Fonte: Medical News Today


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Essa deliciosa noz, retirada do fruto de uma árvore originalmente australiana, renomada na culinária internacional, desde a confecção e ornamentos de doces, saladas, torradas, caramelizadas até a extração de seu óleo que é muito rico e saboroso.
Como a maioria dos frutos oleaginosos, é um alimento rico em nutrientes e antioxidantes como: vitaminas, sais minerais, fibras alimentares carboidratos, proteínas, ácidos graxos, polifenóis, flavonoides e esteróis, dentre eles os que mais se destacam são:

-Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, E e Ácido Fólico.

-Sais Minerais: Cálcio(70mg/100g), Cobre, Ferro, Fósforo(200mg/100g), Magnésio(120mg/100g), Manganês, Potássio(360mg/100g), Sódio, Selênio e Zinco.
-Carboidratos: amido, maltose, sucrose, glicose e frutose.

-Proteínas: Aminoácidos Essenciais.

-Ácidos Graxos: saturados(12,5%), poli-insaturados(4%) e monoinsaturados(ômega 3- 83,5%).

A noz de Macadâmia é uma das mais poderosas frutas oleaginosas, nela se acumulas as maiores quantidades de gorduras naturais com grandes concentrações de ômega 3, seus benefícios para saúde são inúmeros, os que mais se destacam são :

-Controle do colesterol e triglicerídeos.
-Controle glicêmico.
-Facilitação intestinal.
-Fortalecimento da imunidade
-Redutor do estresse oxidativo, promovendo a redução na formação de coágulos e inflamações.
-Promove a aceleração do metabolismo contribuindo para uma série de reações orgânicas benéficas a saúde.
-Previne e trata doenças degenerativas.
-Efeitos antioxidantes que promovem o rejuvenescimento celular.
-Promove saciedade em consumo de pouca quantidade, contribuindo para controle de peso e emagrecimento.

Muitos outros efeitos benéficos já foram relacionados e são estudados; a quantidade para consumo recomendada diária, são de 5 a 10 gramas da noz, mas para uma melhor avaliação e busca de resultados específicos, é necessário consultar um médico ou nutricionista.


Comentado por Dra. Maria Cristina Pittol Fuchs

Sem comentários:

Enviar um comentário