terça-feira, 17 de março de 2015

Conheça diferentes adoçantes naturais e saudáveis

O açúcar branco é um ingrediente abundante em nossa alimentação, apesar de não nos oferecer nenhum benefício e a longo prazo contribuir para o surgimento de uma série de problemas de saúde.
Por isso, hoje apresentaremos diversas alternativas saudáveis e naturais para adoçar nossas receitas e aproveitar, ao mesmo tempo, inúmeras propriedades para a saúde. Também falaremos sobre adoçantes naturais recomendados para diabéticos, obesos.
Você conhece o melaço, a stévia, os xaropes, a rapadura, dentre outros? Leia e saiba mais.

Açúcar mascavado, integral e da cana

O açúcar mascavado é uma das opções mais fáceis de encontrar, basta procurar no supermercado. Esse açúcar não é refinado, diferentemente do branco, por isso contém as vitaminas (A, B1, B2 etc) e minerais naturais da cana de açúcar ou da beterraba.
Mas, claro, o processo de fabricação influenciará muito, pois algumas marcas comercializam açúcar branco com uma leve cor “torrada”, o que não deixa de ser açúcar branco com adição de extrato de melaço.
O açúcar mascavado é recomendado para receitas como biscoitos e doces, ele é econômico e mais saudável. Entretanto, para adoçar, optaremos preferencialmente pelos adoçantes dos quais falaremos a seguir.
açucar-mascavo-sweetbeetandgreebean

Rapadura

A rapadura é feita através da evaporação dos sucos da cana de açúcar. É muito consumida na América latina e, assim como o mel, possui efeitos balsâmicos e expectorantes, o que a configura como um remédio medicinal ideal para consumir com água quente e limão em casos de resfriados, gripes, dores de garganta, etc.
Além disso, contém 50 vezes mais minerais que o açúcar refinado, dentre os quais podemos destacar o cálcio, o potássio, o magnésio, o cobre, o ferro e o fósforo.
mel-alsjhc

Mel da cana

O mel da cana, ou melaço, é obtido da cana de açúcar e é denominado “mel” por sua semelhança com o mel de abelha, apesar de geralmente apresentar uma cor mais escura e um sabor mais forte. De fato, quanto mais escura a sua cor, mais propriedades benéficas ele tem.
É rico em minerais e vitaminas, por isso é altamente recomendado a atletas, crianças, pessoas com anemia, exaustão, stresse etc.

Stévia

A stévia é um milagre da natureza! Essa planta, de origem paraguaia, tem a propriedade de adoçar mais do que o açúcar branco e oferecer inúmeros benefícios para a nossa saúde: é levemente hipotensora, é digestiva, melhora a saúde mental e a circulação, dentre muitas outras propriedades.
Além disso, ela não contém calorias, o que é ideal para pessoas que seguem dietas de emagrecimento.
Também é excelente para diabéticos, não apenas porque não altera os níveis de açúcar no sangue, como também porque foi comprovado que, em muitos casos, pode ajudar a regular esses níveis naturalmente, bastando tomar 3 infusões diárias da planta.
Para se beneficiar de suas propriedades, tome-a em pó ou em extrato puro, ou como citado anteriormente, preparando infusões de suas folhas. Se quisermos adoçar sem sentir o sabor peculiar da planta, que é similar ao da raiz, podemos adquirir um extrato purificado (de cor transparente).
Ainda que esta opção não seja tão terapêutica, nos permitirá adoçar sem oferecer calorias e sem os efeitos maléficos do açúcar ou dos adoçantes artificiais, como é o caso do aspartame.



A tâmara é outra alternativa saudável para adoçar os alimentos. Naturalmente doce, pode ser adicionada aos sumos, bolos e cremes. Receita de Açúcar e Tâmaras [aqui]



Para finalizar, o xarope de ácer(bordo) também pode ser usado em alimentos que possam diminuir o seu índice glicémico, naturalmente orgânico, este xarope apresenta elevado índice glicémico, contém vitaminas e minerais.

O Maple Syrup é feito da seiva da árvore Ácer/Maple. Estas árvores são encontradas no nordeste dos Estados Unidos e do Canadá. A seiva, depois de extraída da árvore, é fervida até atingir a consistência de uma calda espessa.

O Maple Syrup tem variações, dependendo da época e da região onde a seiva é extraída: quanto mais escura for sua coloração, mais forte será o seu sabor.

É geralmente saboreado com waffles, panquecas, French toasts, entre outros.

Fica muito bem na massa de bolos, quando adicionado em pouca quantidade.

Consumo
No Canadá, o xarope de bordo é muito consumido e existem casas especializadas nas receitas com o xarope chamadas Cabane à sucre (Cabana do açúcar). Com a chegada da primavera no hemisfério norte, as Cabanas reabrem ao público.
Recomendamos sempre, para aqueles que sofrem de alguma doença, que consultem um médico antes de consumir qualquer alimento continuamente.

melhorcomsaude




O açúcar de Coco tem feito parte da culinária e do grupo das ervas medicinais usadas no sudueste asiático por muito tempo, especialmente por pessoas que buscam uma alimentação mais saudável ou que sofram de problemas de diabetes.
O Açúcar de Coco é um dos adoçantes mais saudáveis e dos melhores substitutos do açucar pelos benefícios que oferece.
O Açúcar de Coco é extraído do fluido das flôres da Palma de Coco, quando as folhas são colhidas, o seu nectar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira ficando um caramelo espesso, ao arrefer é triturado em pequenos cristais. Estes cristais dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas.
O Açúcar de Coco é muito mais nutritivo que os outros adoçantes comuns comercializados, tem elevada quantidade de Potássio, Magnésio, Zinco e Ferro e é uma fonte natural de Vitaminas B1, B2, B3 e B6.
O sabor do Açúcar de Coco é muito parecido com o sabor do açúcar castanho, mas tem um indice glicémico muito mais baixo (Gi=35) sendo assim menos perigoso para a saúde que o açúcar normal (Gi=68). Isto quer dizer que o Açúcar de Coco produz uma libertação lenta de energia e não produz os altos e baixos do açúcar. O maior componente do açúcar de Coco é a sucrose (70-79%) seguido de glocose(3%) e frutose (9%).
Muitos estudos já foram feitos com sucrose e frutose e novas pesquisas mostram que o consumo elevado de frutose pode ser prejudicial para a saúde.
O Açúcar de Coco é um adoçante não processado, não adulterado, não filtrado, não contém preservativos e é 100% natural.
O Açúcar de Coco é conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo. As palmas de Coco que são diferentes das de onde se extrai o óleo de Palma, produzem 75% mais açúcar que a cana de açúcar e requerem menos água e nutrientes.
A Palmas de Coco são também chamadas árvores da vida, por estarem na origem de mais de 100 produtos diferentes e serem assim muito úteis aos agricultores, pois delas podem fazer muitos usos.
O Açúcar de Coco pode ser usado como substituto do açúcar nas receitas e é equivalente 1:1 em quantidades ao açúcar normal.

Modo de usar - Como um adoçante de forma semelhante ao açúcar de cana, para adoçar bebidas, receitas doces, pode ser também aquecido e usado em receitas cozinhadas como bolos, pudins e doces tal como o açúcar normal, usado em receitas como substituto do açúcar normal a quantidade a usar será a mesma.


Dosagem diária máxima recomendada - 3g (1 colher de chá)

Sem comentários: