sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Ter uma alimentação vegetariana emagrece?

Os alimentos de origem vegetal têm uma densidade calórica menor, mas até os vegetarianos precisam saber escolher os alimentos à mesa para emagrecer. “O vegano ingere mais fibras e menos gordura, principalmente a saturada, o que é saudável”, diz George Guimarães, nutricionista especializado em dietas vegetarianas. “O problema é se você abusar da pizza de mussarela, da batata frita e do refrigerante”, complementa. Daí não tem jeito, o peso não diminui ou, pior, aumenta. O emagrecimento está associado à qualidade e à quantidade dos alimentos.

Ser vegetariano emagrece
 Ultimamente ser vegetariano está se tornando muito comum entre as pessoas, algumas por motivos culturais, religiosos ou até mesmo por conta da saúde. Segundo uma pesquisa realizada em outubro de 2012 pelo IBOPE, cerca de 15,2 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos. Isso corresponde a 8% da população do país. O estado do Ceará está no topo do ranking com a maior população vegetariana do Brasil, 350 mil pessoas.

Mas será que parte dessas pessoas está adotando a dieta vegetariana achando que dessa forma vai emagrecer mais rápido? Se este é o motivo, ele tem fundamento.

Segundo Dr. George Guimarães, nutricionista especializado em dietas vegetarianas, quando comparada a uma dieta onívora, a vegetariana é rica em fibras e água e é mais pobre em gordura, em especial a saturada.
"E por não conter alimentos de origem animal, a dieta vegetariana é isenta de colesterol. Por essas características, ela oferece menos calorias por volume, o que favorece o controle de peso", diz.

Ser vegetariano é abster-se do consumo de todo os alimentos de origem animal, o que inclui os ovos, laticínios e mel. Àqueles que consomem os derivados de ovos e laticínios dá-se o nome de protovegetarianos, ou seja, aqueles que estão a caminho do vegetarianismo, mas ainda não chegaram lá. "Já quem se abstém do consumo de outros produtos animais para além da alimentação, como o couro, lã, seda ou produtos que tenham sido testados em animais, dá-se o nome de vegano", explica Dr. George.

Segundo o nutricionista, não se deve buscar um alimento que "substitua" a carne, mas sim uma revisão da dieta como um todo, incluindo os alimentos ricos em proteína (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja e derivados), castanhas, nozes e amêndoas, vegetais verde escuros em abundância, muitas frutas e vegetais frescos e ainda optar pelos cereais na sua forma integral sempre que possível. Os tubérculos também têm espaço na dieta vegetariana, desde que não tomem por completo o espaço dos cereais.

Alguns nutrientes encontrados na alimentação de um vegetariano podem evitar várias doenças. "O único nutriente que precisa ser suplementado em uma dieta vegetariana é a vitamina B12", pontua Dr. George. Todos os outros nutrientes podem ser encontrados nos vegetais. Com isso a pessoa evita essa deficiência e garante os benefícios de prevenção de doenças crônicas e degenerativas como o infarto, derrame, hipertensão, diabetes, obesidade e algumas formas de câncer.

Para você ser um vegetariano com saúde e perder alguns quilinhos uma boa dieta pede variedade. "Consuma comida oriental, indiana, mediterrânea etc, para que os pratos ganhem sabor e novos ingredientes", finaliza o nutricionista.

Por Marisa Walsick (MBPress)



Sem comentários: