quinta-feira, 10 de abril de 2014

COMO ORGANIZAR NOSSA GELADEIRA?

Devemos seguir alguns procedimentos para que os alimentos durem mais e para que não nos dê surpresas desagradáveis: há um período, em que eles já não são adequados para o consumo porém, não percebemos e, então, podemos nos enganar, julgando que ele ainda está apto para nosso consumo. Portanto, seguem algumas dicas de conservação e armazenamento dos alimentos na nossa geladeira:

Os produtos perecíveis devem ser armazenados o mais rápido possível.

Não se deve armazenar caixas de papelão em geladeiras, câmaras ou freezers, por serem porosos, isolantes térmicos e promoverem contaminação externa. As embalagens de leite podem ser armazenadas em geladeiras, porque seu acabamento é liso, impermeável e lavável.
Não armazenar produtos em sacolas plásticas de supermercados, pois também são fontes de contaminação externa.

Antes de serem guardados, todos os alimentos prontos para o consumo ou pré-preparados devem ser cobertos com plásticos transparentes.

No caso de frutas, verduras e legumes, fazer a pré-lavagem retirando todos os resíduos visíveis e as folhas ou partes estragadas. As partes selecionadas próprias para consumo devem ser colocadas em utensílio plástico devidamente limpo para que escorra a água e depois colocá-los em sacos plásticos incolores e transparentes e mantê-los fechados sob refrigeração.

Depois de serem abertos, os alimentos enlatados devem ser transferidos para recipientes limpos, tampados, identificados e armazenados sob refrigeração de 4º C (geladeira).
Na impossibilidade de manter o rótulo original do produto, as informações sobre ele (nome do produto, marca, data de fabricação, data em que foi aberto, ou na ausência desta informação escrever: “consumir em 48 horas”) devem ser anotadas em etiqueta e esta ser colocada no recipiente.

No armazenamento sob ar frio (principalmente geladeiras onde armazenam-se diferentes tipos de alimentos) respeitar o seguinte:
Prateleiras superiores: alimentos prontos para consumo;
Prateleiras do meio: os semi-prontos e/ou pré-preparados;
Prateleiras inferiores: alimentos crus (legumes, verduras não higienizadas etc.), separados entre si e de outros produtos

Os alimentos armazenados sob ar frio (nas geladeiras, câmaras ou freezers) não devem estar em porções muito grandes. Preferir volumes de altura máxima de 10 cm e/ou peso de aproximadamente 2,5 Kg.Desta forma melhora-se as condições de congelamento, refrigeração, resfriamento e descongelamento.

Sem comentários: