terça-feira, 11 de março de 2014

COMO FAZER ESSÊNCIA DE BAUNILHA?

Fazer essência de baunilha em casa é surpreendentemente fácil e barato.

Quando a época das festas se começa a aproximar previna-se de antemão com uma boa quantidade de essência de baunilha caseira e natural.
Se já tem alguma experiência na confeção de bolos e pasteis sabe bem o quão importante é ter a essência de baunilha sempre à mão.
Embora esteja disponível em vários supermercados ela é comercializada em quantidades muitos pequenas e por isso acaba por ser dispendiosa.

O que precisa?

Vagens de baunilha (qualquer tipo)
1 garrafa de álcool de volume superior a 70% (Rum ou Vodka funcionam melhor)
Recipiente estanque
vanilla1
Existem diversos tipos de baunilha, Madagáscar; Mexicana; Indiana etc.. Todos eles podem ser utilizados para fazer essência de baunilha.
vanilla2
Corte as vagens a meio e faça também um golpe longitudinal para as abrir. É importante que a vagem seja aberta para que o seu sabor impregne o álcool. Utilize 1 vagem por cada 50ml de álcool.
vanilla3
Coloque a baunilha num recipiente estanque ao ar.
vanilla4
Para o álcool pode utilizar qualquer tipo acima de 70% de volume. Geralmente a vodka e o rum baratos funcionam bem pois não possuem um sabor demasiado acentuado. Quanto mais barato o álcool melhor pois em princípio contém menos ingredientes aromáticos e mais álcool puro.
vanilla5
Guarde num local fresco e seco.
O tempo de apuração leva algumas semanas no mínimo 5. Agite um pouco o frasco de semana a semana. Com o tempo o líquido ganhará coloração e sabor. Quanto maior o tempo de apuração mais intenso será o sabor.

Sem comentários: