quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O Açúcar é Vegano?


A informação que tenho de Portugal é vaga e só perguntando aos fabricantes podes ter a certeza mas o ano passado surgiu esta dúvida ao divulgar uma das receitas, sobre o uso de açúcar, de que não seria um produto vegano.

 Perguntei a algumas pessoas e recebi resposta do biólogo Sérgio Greif, activista vegano e mestre em Alimentos e Nutrição: "Açúcar é, em geral, vegano, o que pode acontecer é que algumas vezes, no processo de clareamento do açúcar refinado, se utiliza carvão de ossos (ossos carbonizados moídos) como absorventes em uma mistura com o açúcar (posteriormente o char é retirado). É como se fosse um carvão, mas de origem animal. 

De um levantamento que fiz em 1999, as grandes usinas não estavam mais usando carvão de ossos para clarear o açúcar, mas a gente ainda pode encontrar açúcar clareado por esse processo em alguns lugares, sim."
 Portanto, vale questionar os fabricantes sobre o uso do carvão de ossos na produção do açúcar, lembrando que mesmo o mascavo e o demerara tem açúcar refinado na composição.

Sem comentários: