sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Como lavar frutas e vegetais


Como não temos meios para rastrear a origem daquilo que consumimos, alguns cuidados devem ser tomados.

Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras também ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos e eliminação de micro-organismos resistentes…

Em primeiro lugar, o alimento NÃO deve ser lavado logo que chega do supermercado. Ocorre que, na temperatura ambiente o alimento tende a absorver a água da lavagem, já que o líquido está na mesma temperatura. Trata-se de um fenômeno físico chamado Uptake e isso acaba levando o veneno que estava na superfície ou casca para o interior do vegetal.

A melhor forma é deixá-lo na geladeira por duas horas, acondicionado em recipiente fechado na parte baixa, do mesmo jeito que chegaram do supermercado ou feira. Somente depois disso proceder à lavagem em água corrente e posteriormente com produtos químicos como indico abaixo.  Não esqueça de retirar aquelas partes cheias de dobras, onde o veneno se acumula e não dá para lavar. Alimentos com a casca comprometida ou mutilados, devem ser evitados, uma vez que o veneno já penetrou na parte interna.

Vegetais folhosos devem ficar de molho na solução abaixo por 30 minutos e depois enxaguados com água filtrada. Quando as folhas estiverem secas, guardar em recipiente com tampa, e levar ao refrigerador. Tomates e batatas devem ficar fora da geladeira, para degradação dos pesticidas.

Substitua o vinagre  por hipoclorito de sódio – O hipoclorito pode ser encontrado em qualquer supermercado ou hortifrúti, à base de hipoclorito, cloreto de sódio e água (a embalagem de 60ml custa cerca de R$9,00 e pode ser usada inclusive para higienizar a água). Para garantir a correta higienização, siga as instruções do fabricante em relação ao preparo da solução e ao tempo que os alimentos devem ficar de molho – normalmente 10 minutos antes do consumo. É uma boa opção de uso, sendo eficaz por matar as larvas e bactérias. Fonte: Revista dos Vegetarianos
Lavagem com água sanitária – coloque os vegetais imersos em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio), por 15 minutos. Após feito isso, lave-os com água corrente. O cloro mata as larvas e bactérias, sendo uma opção mais segura. Porém, o cheiro residual do cloro pode permanecer nos alimentos, apesar da lavagem com água corrente. Bicarbonato é outra alternativa para auxiliar na limpeza dos alimentos. O ideal seria higienizar todos os alimentos, mas também descascar frutas e legumes (a maior concentração está na casca).
Um método rigoroso é usar “Tintura de Iodo à 2%” e proceder da seguinte forma”: para cada litro de água misture aproximadamente 5ml da solução. Depois coloque dentro dessa água os legumes que deseja descontaminar. Deixe em local protegido da luz por aproximadamente 1 hora. Feito isso, basta enxaguar e está pronto.

**O uso de suplementos vitamínicos ajudam no processo de desintoxicação por defensivos agrícolas, principalmente a vitamina C.

Sem comentários: