sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A verdade chocante sobre os agrotóxicos


Dizer que o veneno está justamente onde achamos que têm saúde é muito pesado. Talvez até sensacionalista, mas infelizmente, é o que devemos deduzir depois que começamos a adentrar no mundo do conhecimento e da informação sem censura.

No tempo que trabalhei em uma indústria de agrotóxicos, vi muita coisa errada acontecendo… Os defensivos agrícolas usados para controle das pragas são altamente tóxicos e nocivos à saúde. E tanto faz se você é quem consome ou quem trata dos alimentos, como os agricultores. A terra tampouco é preservada e constantemente envenenada. Da terra, esses venenos vão para outros ciclos de vida, para os rios e outras espécies também.

agrotoxicosInfelizmente, a maioria dos agricultores desconhecem os efeitos nocivos causados por aquilo que eles usam para “proteger” suas plantações. Não usam equipamentos de proteção adequados, não respeitam as regras e são carentes de assistência técnica. Além disso, a venda dos agrotóxicos é livre e sem controle.A maioria deles não respeitam o prazo que o princípio ativo permanece agindo na planta, chamado de carência. Com isso, todos acabam ingerindo um alimento que ainda está sob o efeito do produto. Estes princípios ativos têm efeito cumulativo.

A longo prazo, surgem disfunções e problemas no sistema nervoso, doenças cancerígenas ou alterações fetais e hereditárias.

Mesmo lavando os alimentos é IMPOSSÍVEL eliminar 100% das substâncias, deste modo somente aquelas aplicadas no final do processo (na superficie das cascas e folhas) são passíveis de limpeza , já os defensivos usados na fase de crescimento são impossíveis de eliminar por se encontrem na essência do vegetal.  Por outro lado, sabemos que a utilização, durante anos , dos pesticidas organoclorados no solo, deixam resíduos que podem ser estáveis por mais de 20 anos. Muitos desses pesticidas são potencialmente CANCERÍGENOS (dodecacloro, aldrin, endrin, dieldrin, entre outros).

“Os agrotóxicos são encontrados até mesmo no leite materno das mães da zona rural. Quem evita a ingestão de verduras e hortaliças e acha que está evitando os problemas se engana. O trigo, a soja e todos os grãos também estão submetidos a esses componentes. Sendo assim o pão, as massas, a pizza e todos os alimentos feitos de grãos não orgânicos trarão altos níveis de agrotóxicos. O mesmo se aplica aos produtos de origem animal. Além de concentração de agrotóxicos na carne ou no leite ainda recebem antibióticos e hormônios. O Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos, cada pessoa leva pra casa cerca de 5,2 litros de agrotóxicos por ano. E os alimentos mais infectados são: Pimentão, mamão, uva, abacaxi, pepino, morango, couve, beterraba e tomate.” Dr. Alberto Peribanez

 Os alimentos orgânicos são totalmente seguros e muito indicados para aqueles que desejam uma alimentação funcional, podendo ser ingeridos com uso da casca. Clique aqui e conheça a feira mais próxima de você.

Se não for possível, recomenda-se a compra dos alimentos quando estiverem na época, tirando proveito da sazonalidade. Mesmo o produto convencional tem menos agrotóxico. Quando está na época o alimento cresce naturalmente e precisa ser pouco (ou quase nada) incentivado por algum aditivo. Então, é bem provável que este alimento contenha menos agrotóxicos que outros frutos que não estão na época.

Uma boa alternativa seja direcionar o investimento feito em agrotóxicos para o incentivo e cultivo de orgânicos! Quanto maior a demanda de alimentos orgânicos, mais os agricultores estarão motivados a produzir e no médio prazo o valor cairá consideravelmente.

fonte: naturalvibe.com.br

Assista ao Documentário- "O veneno está na mesa"

Sem comentários: