quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Legumes, frutos e vegetais as suas propriedades

Frutos-legumes-e-vegetais


Abacate
Com suave consistência e sabor, a pêra abacate é uma das reagalias que se pode saborear todo o ano, poderá dá-la a provar ao seu filho a partir dos nove meses de idade. Deverá ter o cuidado de a transformar em papa, esmagando-a ou a partir dos 18 meses de idade poderá parti-la em pedaços e servir em salada de frutas. O abacate contém uma considerável quantidade de gorduras e não contém colesterol, dado que é um alimento de origem vegetal.

Abóbora

É um dos primeiros alimentos que podem ser introduzidos na alimentação do bebê, tem um sabor doce e também pode ser comido durante todo o ano. A abóbora é fonte de vitamina A e de ferro.



Acelga
O bebê poderá comer acelga a partir dos 9 meses de idade. Poderão ser cozidas, picadas e misturadas com outros alimentos ou purê.  As acelgas são ricas em vitaminas A e C, cálcio e ferro, têm muita fibra e são aconselhadas a bebês com problemas de obstipação.


Agrião
É um vegetal com muito paladar, aconselhado para sopas e saladas, pode ser introduzido  a partir dos 6 meses de idade, mas só a partir dos dois anos em saladas. É muito rico em cálcio e ferro e em vitamina C.


Aipo
Este vegetal pode ser introduzido a partir dos 9 meses de idade. É muito rico em fibra, cálcio e potássio, é antioxidante.


Alcachofra
É produzida na primavera, este vegetal necessita de ser bem cozido. Apenas um bebê depois de um ano de vida é que o poderá provar. É muito rico em ferro e em vitamina A.


Alface
É um vegetal que podemos comer durante todo o ano. Podemos fazer sopa de alface para o nosso filho com mais de 6 meses de vida e a partir dos 24 meses já poderá comê-la crua. Este vegetal contém uma elevada quantidade de água e fibra.


Alho
Apesar de ser utilizado como condimento, pode dá-lo a comer em sopa a partir dos 10 meses de vida ao seu filho. Tem um sabor intenso, daí ser aconselhavel ser comido cru após um ano e meio. O alho é um antioxidante natural, contém uma grande quantidade de fósforo e potássio.


Batata
O seu bebê poderá comê-la a partir dos 4 meses de vida, deve ser dada em purê, é optima para sopas, tem bastante fibra. Esta é muito rica em carboidratos, é fonte de vitamina A, cálcio e potássio.


Beringela
Poderá cozinhá-la bem e dá-la a partir dos 9 meses. É muito boa para rechear tortas, que o seu filho poderá comer a partir dos 12 meses.


Brócolis
A partir dos 9 meses já poderá dá-la ao seu filho bem cozinhada, em purê ou esmagada. Também é muito boa para tortas ou souflés. Os brócolis são ricos em cálcio, potássio, vitamina C e ácido fólico.


Cebola
A cebola é um dos vegetais mais utilizados na nossa alimentação, tanto crua ou cozida tem um sabor muito intenso e é aconselhada em todo o tipo de comida desde molhos, tortas,saladas, e muito outros pratos de carne e peixe. Pode oferecê-la ao seu filho a partir dos 6 meses se for em sopa e crua apenas depois dos dois anos.


Cenoura
É um dos primeiros alimentos a serem introduzidos na alimentação de um bebê, a partir dos 4 meses de idade. é servida inicialmente em forma de sopa e posteriormente crua por volta dos 2 anos de idade. É rica em vitamina A, zinco e potássio. Crua é também rica em fibra.


Courgettes
É um vegetal que pode oferecer ao seu filho a partir dos 7 me
ses de idade, são apropriados para grande variedade de cozinhados. São ricos em ferro.

Couve-flor
Desde que bem cozida poderá oferecê-la ao seu filho depois dos 9 meses. Deverá ser servida juntamente com outros alimentos. É rica em vitamina C.


Ervilhas
Esmagadas o bebê poderá comê-las a partir dos 9 meses. São muito boas para purê e sopa. As ervilhas são ricas em ferro, zinco, fòsforo, vitamina C e são, ao contrário do que podemos pensar, um dos alimentos que mais calorias fornece.


Espargos
São um dos alimentos difíceis de cozinhar, deverão ser introduzidos com cuidado a partir dos 9 meses.  Apenas poderão ser comidos como nós adultos os comemos depois dos 2 anos. São muito ricos em fibra e ferro.


Espinafre
Cozido e misturado com purê ou sopa poderá ser introduzido a partir dos 8 meses de idade e pode ser cozinhado e misturado das mais variadas formas. É rico em vitamina C, ferro, zinco, potássio, cálcio e ácido fólico.


Feijão-verde
Este vegetal pode ser cozido e servido aos bebês com mais de 10 meses de idade. Deve ser bem cozido e servido em sopas no início e posteriormente depois dos 2 anos ser comido como nós o comemos. É muito rico em fibra.


Funcho
Bem cozido pode ser servido ao seu filho depois dos 9 meses, para poder ser comido em salada apenas depois dos dois anos e meio pois é muito duro e dificil de mastigar. É rico em cálcio, ferro e vitamina C.


Milho
Costuma ser um dos vegetais preferidos das crianças. Poderá misturá-lo a qualquer tipo de comida, a partir dos 8 meses o seu filho poderá prová-lo mas comido ao natural apenas depois dos 3 anos devido aos engasgos não é aconselhado antes. É muito rico em fibra e carboidratos.


Salsa
A partir dos 9 meses pode introduzir este alimento principalmente em sopas. É muito rico em cálcio.


Tomate
Este é um dos alimentos muito saborosos que apenas podem ser introduzidos após um ano. Tenha cuidado pois este tipo de alimento pode provocar alergias ao seu filho por isso fique atenta. É muito rico em vitamina A, C e muito potássio.

Sem comentários: