sexta-feira, 1 de março de 2013

Estudo mostra que o consumo de vegetais ricos em ferro ajuda a combater os sintomas da TPM

Saiba como evitar os sintomas da TPM apenas com a alimentação correta
A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é uma fase de alguns dias em que, por questões hormonais, algumas mulheres ficam em um estado de irritabilidade e ansiedade acentuado. O problema é tão comum e pode ser tão grave em algumas mulheres que a TPM é usada por alguns advogados para tentar diminuir a pena de mulheres que cometem crimes.
Além dos problemas mais conhecidos, a TPM é capaz, inclusive, de desencadear sintomas graves de depressão.
Um estudo publicado nesta terça-feira (26), realizado pela Universidade de Harvard e pela Universidade de Massachusetts e publicado no site Science Daily (leia aqui, em inglês), demonstrou que mulheres que consomem vegetais ricos em ferro tendem a ter os sintomas da TPM abrandados ou até ficarem livres deles.
O estudo acompanhou mais de 3.000 mulheres por 10 anos e concluiu que mulheres que usam suplementação de ferro indicada por médicos também têm os mesmos benefícios que aquelas que consomem vegetais ricos em ferro. No entanto, o excesso de ferro no organismo, normalmente ocasionado por automedicação, pode ser muito arriscado. Portanto, não suplemente ferro por conta própria em hipótese alguma.

Nada de carne: o ferro que ajuda neste caso é o não-heme, de origem vegetal
“Descobrimos que as mulheres que consumiram mais ferro não-heme, a forma encontrada principalmente em alimentos de origem vegetal e em suplementos, tinham um risco 30 a 40 por cento menor de desenvolver TPM do que as mulheres que consumiram a menor quantidade de ferro não-heme.” – Bertone-Johnson, uma das responsáveis pelo estudo.

O que comer para evitar os sintomas da TPM
A tabela abaixo foi elaborada pela nutricionista vegana Astrid Pfeiffer, autora do livro “A cozinha vegetariana de Astrid Pfeiffer” (compre com desconto) e foi publicada no site do programa “Perdas & Ganhos”, do canal GNT (veja aqui). Ela mostra os alimentos de origem vegetal que mais contém ferro.

A edição desta terça-feira (26) do Jornal Nacional destacou o estudo

Assista ao vídeo | Site do Jornal Nacional

Sem comentários: