quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

SEMENTES: Sésamo - Gergelim

(mafuta, ocota, gingelim, gerzelim, jorgelim)

HABITAT:
Amplamente cultivado nos países do Médio Oriente e na Índia, de onde é originário. Actualmente, a sua cultura estende-se a outras regiões tropicais e subtropicais da América, da África e dos países mediterrâneos.

DESCRIÇÃO:
Planta herbácea que atinge até 1,5 m de altura. As flores são brancas, cor-de-rosa ou púrpura. Os frutos são umas cápsulas pubescentes que contêm várias sementes achatadas de 2 a 5 mm de comprimento, que normalmente têm cor castanha; embora também as haja brancas, vermelhas ou negras, segundo as variedades.

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS:
O gergelim é uma planta oleaginosa cultivada desde tempos antiquíssimos. Na Mesopotâmia, na Índia, no Egipto, na China e na Grécia, as suas sementes eram muito apreciadas como condimento e como alimento requintado e energético.
No túmulo de Ramsés III (século XIII a.C.) pode ver--se num fresco a maneira como os egípcios já adicionavam gergelim à massa do pão. Actualmente continua a ser de uso popular em países orientais e americanos, onde inclusivamente se prepara com ele uma bebida semelhante à orchata, que as mulheres tomam para facilitar a secreção láctea quando amamentam.

PROPRIEDADES E INDICAÇÕES:
As sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico:
Lípidos ou gorduras (52%), praticamente todos eles constituídos por ácidos gordos insaturados, o que lhes confere uma grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue. Entre as gorduras do gergelim encontra-se a lecitina, que é um fosfolípido (gordura fosforada) que desempenha uma importante função no nosso organismo. É componente essencial do tecido nervoso, e também se encontra no sangue, no sémen e na bílis; e intervém na função das glândulas sexuais.
A lecitina é um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lípidos em geral, e especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose).

O gergelim é, juntamente com a soja, o vegetal mais rico em lecitina.
Proteínas (20%) de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes com uma elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).
Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 ou tianina (0,1 mg por 100 g) e a B2 ou riboflavina (0,24 mg por 100 g).
Minerais e oligoelementos diversos, especialmente cálcio, fósforo, ferro e magnésio, cobre e cromo.
Mucilagens, a que deve a sua acção laxante suave.

Observando a composição desta pequena semente, não é de estranhar que nos países orientais ela seja considerada um restaurador da vitalidade e da capacidade sexual. Entre as suas muitas aplicações, assinalamos as seguintes:
Problemas nervosos: esgotamento nervoso ou mental; stress; perda de memória; melancolia, depressão nervosa; irritabilidade ou desequilíbrio nervoso; insónia (Œ). É um excelente complemento nutritivo para quem esteja submetido a uma grande actividade mental ou intelectual e deseje manter um bom rendimento.
Sobrecarga física: prática desportiva, gravidez, lactação, convalescença após intervenções cirúrgicas ou doenças (Œ).
Falta de rendimento ou de capacidade sexual, tanto no homem como na mulher.


Existem três tipos de sementes de gergelim: 

as de cor branca, marrom e preta, sendo que a última apresenta mais características medicinais. O óleo de gergelim comumente utilizado é composto das três variedades.
O gergelim apresenta o sabor doce, característica neutra e ação principal no fígado e nos rins, nos quais aumenta a essência (Yin) e fortalece as funções. Igualmente tem efeito tonificador sobre o sangue.




Indicações para o uso do Gergelim

- Tonifica o fígado e os rins;
- Umedece os cinco órgãos;
- Fortalece os tendões e os ossos;
- Tonifica o estômago e os intestinos;
- Acalma o Qi do fígado;
- Clareia a visão;
- Refresca o sangue;
- Libera os efeitos tóxicos do calor;
- Tônico geral, principalmente após hemorragias;
- Deficiência de Qi baço/ pâncreas e dos rins;
- Fortalece os membros inferiores;
- Combate dores lombares e de joelhos, impotência sexual; reumatismos;
- Evita a queda e branqueamento precoce dos cabelos.

O gergelim é rico em vitamina A, B1, B2, E, niacina, cálcio, fósforo, ferro, fibras e, principalmente, em óleos, dos quais 40% é constituído de ácido linoléico, ácido linolênico, ácido oléico e outros.
O óleo de gergelim, largamente utilizado, deve ser empregado nas frituras vegetais, pois esta combinação evita a perda da essência dos mesmos. Também deve ser empregado para aqueles que fazem dieta exclusiva de vegetais, na qual faltam os óleos, principalmente os essenciais.
Dentre as gorduras poliinsaturadas contidas no óleo de gergelim, algumas são essenciais (ácido linoléico e ácido linolênico). O uso de óleo de gergelim é, portanto, importante, uma vez que o nosso organismo é incapaz de sintetizar esses ácidos graxos, que são indispensáveis no transporte de gorduras do sangue, promovendo assim a limpeza de gorduras saturadas sangüíneas, responsáveis pela hipercolesteroremia.


Gergelim e o Sistema Digestivo
O gergelim umedece e lubrifica os intestinos. Esta ação deve-se à presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sangüínea ao nível da parede intestinal. Desta maneira evita a prisão de ventre e as hemorróidas. Nas gestantes com prisão de ventre em que o uso de laxativos é contra-indicado, deve-se tomar sopa de gergelim para solucionar este inconveniente.

Gergelim e a Energia dos Rins
O gergelim nutre e fortalece a energia dos rins, aumentando, conservando e repondo a essência sexual.
Age sobre o coração, através dos rins, evitando as taquicardias. Conserva e nutre os cabelos evitando o branqueamento precoce, pois normaliza a função da melanina.
Associando-se o gergelim à papa de arroz integral, promove-se o aumento da lactação, pelo efeito já conhecido sobre a Energia do Canal Curioso do Vaso da Concepção.

Gergelim e a Energia do Fígado
O gergelim é utilizado para aumentar a acuidade visual, quer seja diurna, quer seja noturna, que é promovida pela presença de vitamina A.
A partir dos 45 anos, quando começa a diminuição da acuidade visual, é aconselhável ingerir gergelim de modo rotineiro.
Outra ação é sobre a hiperexcitabilidade do nervo periférico levando ao quadro de neurite. O gergelim também tem ação antinflamatória dos nervos periféricos.

Gergelim e o Sangue
Nutre o sangue e aumenta a produção pela presença de ferro. Também atua aumentando a resistência da parede dos vasos sangüíneos e fortalecendo todas as células do corpo.

Óleo de Gergelim
Apresenta sabor doce, característica refrescante, ligeiramente frio. Tem ação principal no intestino grosso.
Tem as funções de umedecer a secura, de favorecer o peristaltismo intestinal, de neutralizar as toxinas, de ser fortificante de Qi e de sangue, pois conserva as propriedades dos grãos de gergelim. É um meio ideal para retirar as vitaminas lipossolúveis dos vegetais.

Sementes: Onde comprar em Portugal

Sem comentários: