quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo



Substâncias termogênicas, possuem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a oxidação (“queima”) das gorduras.

- Abacate: para ter um metabolismo mais rápido, você precisa manter o corpo longe de inflamações e as veias limpas e funcionando bem. Por isso, o combo presente nos abacates que conta com gordura boa e monossaturadas, além de antioxidantes, ajuda a manter estas questões em dia. E, o consumo de uma unidade de até 14 gramas ajuda a queimar calorias. A sugestão é consumir de uma a duas porções diárias de comidas com gordura boa.

- Feijão: rico em amido resistente e fibra, o feijão força o corpo a usar energia extra para fazer a digestão. Um estudo feito na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, sugere que consumir alimentos ricos em amido resistente, como outros tipos de grãos e bananas não muito maduras, pode aumentar em mais de 24% seu poder de queimar calorias diariamente. O ideal é consumir uma porção a cada refeição.

- Pimenta: a pimenta realmente queima, já que o composto químico capsaicina, encontrado nas pimentas, pode estimular o corpo a eliminar entre 50 e 100 calorias extras por dia. O ideal é consumir a pimenta mais ardida que conseguir, mas cuidado, pois muitas pessoas não suportam as mais fortes.
Fonte de capsaicina que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. A pimenta pode ser utilizada como tempero em saladas e pratos quentes.

- Chás verde e branco: favorecem a utilização da gordura corporal como fonte de energia, auxiliando dessa forma na perda de peso. Como no verão a temperatura fica mais elevada, uma ótima opção é optar pelo consumo do chá gelado. Além de refrescar nosso organismo gasta energia para elevar a temperatura do líquido para que possamos absorvê-lo.

- Chá verde: a junção de cafeína e um oxidante chamado catequinas é capaz de estimular o sistema nervoso e aumentar a queima de gordura. Estudos sugerem que, por isso, beber chá verde pode ajudar a reduzir peso. A sugestão é consumir vários copos por dia, mas cada pessoas deve prestar atenção em como a cafeína afeta o organismo.

- Café: assim como você o usa para ficar acordado, seu corpo também fará a mesma coisa. A cafeína contida em uma xícara eventual de café pode acelerar o metabolismo em até 15%, além de ajudar a mobilizar forças que promovem queima de gordura.  O ideal é beber entre uma e duas xícaras diariamente, especialmente antes de fazer exercícios físicos.

- Canela – a canela é uma especiaria que também ajuda na aceleração do metabolismo basal. De fácil utilização, uma dica é adicionar a canela em frutas.

- Gengibre – essa raiz auxilia no aumento do gasto calórico. Versátil pode ser consumido na forma de chá, adicionado a sucos de frutas e saladas.

- Chá de hibisco – este chá é outro aliado na perda de peso, pois estimula o aumento do metabolismo e, conseqüentemente a “queima” de gordura. Assim como os chás verde e branco, pode ser consumido gelado.

- Óleo de coco – auxiliar no emagrecimento devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo. Pode ser consumido puro, usado para temperar saladas ou adicionado em sucos e vitaminas.

- Ômega 3: são encontrados em óleos extraídos de soja, de girassol, de milho e linhaça. Este minúsculo ômega 3 também está presente em alguns vegetais “verdes” como o brócoli, rúcula, couve, espinafre.

- Linhaça: a linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida . Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

- Fibras naturais: por serem indigeríveis, elas mantêm a saciedade por mais tempo, agindo no metabolismo basal. No intestino, melhoram a microflora intestinal. Além disso, são fundamentais para uma ótima absorção de nutrientes, que também ativarão o metabolismo.


Hábitos que aceleram o metabolismo

1. Não ficar grandes intervalos sem comer: depois do café da manhã, almoço e jantar, coma frutas e faça lanches rápidos e leves. Sucos naturais, barrinhas de cereais e frutas são as melhores opções. Desse jeito, o metabolismo fica ativo durante o dia todo.

2. Combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação: a prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Ganhar massa magra (músculos) também é ótimo, já que esta gasta mais energia que o tecido de gordura.

3. Beber muita água: ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de água por dia, pelo menos. A água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-la na temperatura normal.

Sem comentários: