segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vitamina engorda? Tire suas dúvidas.




Dias atrás, numa farmácia de Caxias do Sul, fui surpreendida por uma senhora pouco após fazer meu pedido à atendente.
- Você está bem, vai engordar tomando vitaminas - decretou ela.
Não quis contrariar a mulher, porque ela parecia muito certa do que me alertava, e logo foi embora. Ainda mais que me lembrei de ter ouvido outros comentários semelhantes antes, sempre de pessoas mais velhas.
Questão 1: Vitaminas não têm calorias, logo, não têm como acumular gordura. Então, por que certos suplementos são associados ao ganho de peso?
A nutricionista Karina Giane Mendes, professora do curso de Nutrição da UCS, explica: 
- Antigamente se falava muito em Biotônico Fontoura e Sadol, e há pessoas que ainda associam vitaminas a esse tipo de produto. Estes fortificantes, ricos em minerais como ferro e fósforo, podem estimular o apetite caso a inapetência seja causada por alguma deficiência desses nutrientes. Pessoas anêmicas, por exemplo, que tomam biotônico, voltam a sentir vontade de comer porque o ferro cura a anemia, corrigindo o problema da falta de apetite, mas não porque o ferro aumenta a vontade de comer -  diz Karina.
Assim como os minerais (cálcio, ferro, sódio), as vitaminas (A_ C, B1, B12, D…), vendidas em cápsulas, não abrem o apetite nem têm calorias. Estas são provenientes dos macronutrientes dos alimentos: os carboidratos, proteínas e lipídeos.
Uma laranja, por exemplo, é fonte de vitamina C, mas as calorias contidas na fruta provém do carboidrato, não da vitamina.
Questão 2: Há uma corrida às farmácias e lojas de suplementos, mas quem precisa consumir vitaminas e minerais?
Karina destaca que os suplementos vitamínicos devem ser usados principalmente por pessoas que não consomem saladas e frutas e vegetarianos com uma dieta muito restrita. Há outros casos em que o uso também é recomendável, mas é fundamental buscar orientação de nutricionista ou médico para saber qual a real necessidade.
O uso indiscriminado de vitaminas pode ser prejudicial à saúde.

Sem comentários: