sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Substituir o mel por glicose/glucose de milho.

melCompare o Mel e a Glicose de Milho

O mel é frutose e contém ainda dextrose, o mesmo açúcar das frutas. Já a glicose de milho  é – como diz o nome o açúcar extraído desse vegetal.
Por serem formas de açúcar, ambos são da pesada. Na dianteira, mas por pouco, vem o mel, com 60 calorias em 1 colher de sopa. A mesma medida de glicose de milho soma 57 calorias.
Com a dupla, o corpo ganha pique na verdade, ligeiramente mais com o mel, já que em 1 colher de sopa dele há 16 gramas de carboidratos, um notório energético. A mesma porção de glicose de milho oferece 14 gramas.

Um ingrediente pode substituir o outro sem a receita dar errado, mas a glicose de milho tem um sabor muito suave. Já o marcante mel deixa o seu gosto característico em qualquer prato.

No quesito cálcio- o mineral do esqueleto, glicose de milho ganha disparado. Ela tem 10 miligramas dele em cada colher de sopa. Essa quantidade de mel contém mísero 1 miligrama.
Outra vitória para a glicose de milho, agora na categoria fósforo. Ela tem 5,8 miligramas do mineral em cada colher de sopa. A mesma medida de mel apresenta só 1,16 miligrama.
A glicose de milho tem sete vezes mais ferro do que o mel, com 0,7 miligrama dele por colher de sopa.

9 comentários:

Anónimo disse...

obrigada pela dica ajudou me bastante saber que posso substituir glucose de milho por mel para fezer massa americana porque aqui no meu pais é muito dificil encontrar glucose de milho ja o mel encontro em todos os supermercados.(ANGOLA)

rosartes disse...

oláaaaaaaaaaaaa será que alguem me pode ajudar???
o meu creme de cohocolate depois de cobrir os bolos e ficar frio perde o brilho dando um aspecto pouco atrativo ao bolo que faço????? obrigada

Mª de Lourdes disse...

Rosartes,

Isso tem a ver com a temperatura do chocolate.

Como derreter chocolate sem perder o brilho?
Sempre que precisar de derreter chocolate, faça-o em banho-maria. Se não for indicado qualquer tipo de líquido para adicionar, acrescente 1 c. (sopa) de óleo vegetal. Este ajuda ao processo e, ao mesmo tempo, faz com que o chocolate não perca o brilho.

Esperamos ter ajudado!
Obrigada pela visita e volte sempre!
Abraços e beijos!

Anónimo disse...

Bom eu quero fazer maçã do amor, mas aqui no país onde eu vivo( Portugal) não encontrei a glucose de milho, vou tentar a sorte com o mel. Obrigada!!!

Mª de Lourdes disse...

glicose/glucose de milho
http://www.brindart.com.pt/xarope-glucose-milho-200ml-p-3146.html

Unknown disse...

Mas o mel é mais saboroso hehe

sergio.rheing disse...

Eu como apicultor e consumidor diário de mel há mais de 30 anos, não vejo necessidade de se utilizar glicose de milho. Inclusive pela atual legislação esta glicose foi proibida adicionar ao mel puro, como era permitida nos anos 70 e 80. O mel tem um componente chamado enzimas (produzidas dentro do organismo das abelhas) que ao oxidar, aquecer ou umedecer, altera sua composição original.

Andreia de Carvalho disse...

Boa noite
então posso substituir 250ml de glicose de milho por 250ml de mel? ou devo reduzir um pouco a quantidade para não ficar tão enjoativo. Eu como não tenho paladar é-me bastante difícil fazer coisas sem ser com medidas certas.
Obrigada

Livros&Filmes disse...

A Glicose de milho é um produto sintético resultando a sintese no isolamento da Glicose do milho através de dois ácidos, sendo um o súlfurico. Resulta que nao tem vitaminas nem minerais logo rebenta com a homeastasia do organismo podendo resultar em diabetes. O mel é natural, não é tao calorico, mas não foi fervido, nao foi separado etc Sejam conscientes