quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Barrinhas de cereais

Pode reparar: gente saudável um dia sempre aparece com uma barrinha de cereais na mão. E, para alimentar a vontade, a cada dia surgem novas receitas. A última fornada acrescenta ingredientes exóticos.

Cabelo
Elas vão ganhando novos ingredientes. Da versão banana, coco e castanhado- pará, as barrinhas de cereais pularam para receitas com chocolate e chegaram a sabores com nomes de sobremesa (torta musse de limão, trufas, pavê). Agora a moda é outra. “Existe a aposta em ingredientes exóticos e funcionais (açaí, cupuaçu, quinoa), frutas secas
e especiarias (maçã, canela, ameixa, pêssego, damasco, figo, uva passa) e propostas bem brasileiras (laranja com acerola, coco tostado, açaí com guaraná e mate tostado)”, diz a empresária Lucilia Diniz, idealizadora de uma linha de produtos light que inclui barras de cereais. (receitas)

A criatividade parece não ter fim. Nem as vantagens nutricionais do quitute. “Ele libera a energia lentamente, gera a sensação de saciedade, estimula a mastigação, ameniza o desejo por doces e pode ser uma excelente fontes de fibra – contanto que possua no mínimo 3 g de fibras em cada 100 g de produto”, explica a nutricionista Valéria Rangel, de São Paulo. “É um ótimo quebra- galho para as refeições intermediárias. Dá para ter sempre umaà mão”, conta Valéria. Mas a pro-fissional alerta: mesmo com tanta variedade, não dá para se entupir de barrinha. Deve-se alternar com outras fontes de nutrientes, como um suco, uma fruta, um sanduíche leve. E quem estiver em crise com a balança precisa ficar atentoàs quantidades de gordura saturada, só dio e açúcares. Aquelas com chocolate, vale lembrar, contam em média com 30 calorias a mais. 
Para os praticantes de atividades físicas, um alerta: “Esportes como corrida e natação estimulam os movimentos peristálticos. As fibras acabam acelerando ainda mais a digestão e, conseqüentemente, o intestino. Para não atrapalhar o treino, omelhor é comer uma fruta ou um carboidrato antes (só para lembrar, a barrinha tem de tudo um pouco: carboidrato, proteína, gordura, sais minerais, vitamina, fibra, cálcio)”, recomenda Ricardo Augusto, diretor técnico da assessoria esportiva Personal Life, em São Paulo. Deixe uma no carro ou na mochila para quando terminar os exercícios. 

Sinal de produto saudável
Toda embalagem de alimento traz informações nutricionais. Para esclarecer essa composição aos consumidores, a Choices International Foundation, uma entidade sem fins lucrativos sediada na Bélgica, criou o Programa Minha Escolha. Ele identifica com o selo Minha Escolha os produtos que respeitam os limites recomendados de sódio, açúcar,
gorduras saturadas e trans. No Brasil, a iniciativa, lançada em abril, conta com as empresas Unilever, Batavo, Perdigão e Nutrimental. “Esse tipo de ação estimula e conscientiza o consumidor a procurar produtos mais saudáveis”, analisa Ludmila Holz, gerente de produto da Nutrimental. Confira no site  mais informações sobre a ação.

Sem comentários: