sábado, 24 de julho de 2010

Leite, Alimento ou Veneno?

O leite contém poderosos hormônios de crescimento provenientes de vacas tratadas com proteína bovina geneticamente modificada. Esta realidade é fruto de séria controvérsia trazida à luz pela engenharia genética, e colocou a indústria de laticínios americana sob uma investigação rigorosa. Uma das conseqüências mais preocupantes do hormônio de crescimento bovino é que ele aumenta os níveis de um poderoso hormônio de crescimento, o IGF-I. O IGF-I é um fator chave no crescimento e proliferação do câncer. O autor não espera que você aceite essas descobertas chocantes sem provas, por isso, pega você pela mão e mostra as camadas de fraude científica perpetuada pela FDA e com a ajuda de várias revistas científicas. Fruto de exaustiva pesquisa, este livro investiga como foram usados bilhões de dólares da indústria de laticínios norte-americana para influenciar a FDA e o Congresso americano assim como a comunidade científica e médica, enganando o consumidor sobre os perigos do leite e produtos dele derivados.
Quando comprei este livro eu tinha muitas dúvidas e informações que escutei ao longo da minha vida e gostaria de poder me aprofundar mais no assunto, sendo assim decidi adiquirir este livro para poder assim entender mais sobre o assunto, e gostaria de compartilhar com você alguma destas dúvidas:
————————————————————————————————–

Sempre escutei que:

a) Câncer é crescimento descontrolado de células defeituosas
b) Hormônios fazem coisas crescerem e quando adicionamos mais hôrmonios os resultados se aceleram ainda mais
c) Fazendas de leite adicionam hormônios na ração bovina para dar mais lucros.
Quando vemos um bezerrinho pensamos que bonitinho ele é, mas depois de passar alguns meses se alimentando do leite de sua mãmãe vaquinha,
ele vai crescendo e se preparando para se tornar um animal de uns 500kg a 700kg, robusto, forte e super resistente.

Minhas perguntas antes de ler o livro:

1) Será que os próprios hormônios que já esxistem no leite de vaca já não seria suficiente para desrregular nosso corpo?
2) Adicionando hormônios sintéticos não seira pior ainda?
3) Será que o leite de vaca em nosso corpo trás os mesmos benefícios que para os bezerrinhos simpáticos?
4) Será que câncer de mama está relacionado com hormônios naturais e não naturais presentes no leite?
5) Se leite é fonte de cálcio de onde a vaca tira tanto cálcio? Não seria muito mais interessante eu buscar esta fonte?

Entendendo o leite

Quando pensamos em leite pensamos em um alimento saudável, cheio de energia, proteínas, cálcio, não é mesmo? Mesmo eu não tendo TV em casa nos últimos 12 anos eu tenho na memória a mesma imagem que você.

Sumário do Livro

Comentários de Comida Ecológica estão em cinza.
1) Leite é saúde: A mensagem da indústria
Neste capítulo você poderá ver que a indústria do leite joga pesado com o marketing direto e indireto. Direto em dizer que é um produto saudável e indireto em usar imagens de pessoas magrinhas, saudáveis, esportistas, bonitas e felizes. Gostaria de lembrar que sou mineiro e que vivenciei o ambiente de fazendas a minha vida inteira, e os produtores são os que ficam com a menor parte do bolo.
Outra informação super interessante é que pelos cálculos do governo americanos o orçamento gasto em alimentos, 40% foi para a indústria leiteira, será que isso não influência nas teses nutricionais que insistem em dizer que o leite deve fazer parte da pirâmide alimentar.
Já vi muitas pessoas que tem muita facilidade em cortar o leite completamente de suas dietas, mas esquecem que por exemplo precisá-se de 12litros de leite para fazer 1 litro de sorvete, 10 litros para 1litro de queijo.
Especialistas são chamados para falar bem do leite, médicos renomados, nutricionistas, especialistas em nutrição e será que estas pessoas estão totalmente erradas? Onde eles se baseiam para nos fazer acreditar que sim , o leite é saúde.  O ponto em comum em todas as pessoas que falam bem do leite é:
Ele alimenta? Sim pois é um alimento rico em gordura, proteínaas.
Ele sim é saudável? Pode ser que já foi um dia, quando o foco não era o lucro. Leite principalmente quando in natura ou cru não tem nada a ver com o que é vendido hoje nos supermercados, além de durar 50 vezes mais do que durava antigamente, muito produtos químicos estão sendo adicionados para controlar a não somente sua durabilidade mas sua acidez, textura e produtividade. No início do anos 40 uma vaca gerava um pouco mais de 1 litro por cabeça, hoje as Mac-Vacas também consequiram um tamanho G para suas tetas, elas agora geram 50litros.
O leite assim como o açúcar e a farinha são produtos que precisam existir, para sustentar o modelo de economia que escolhemos. Sem este modelo não poderiamos ter celulares novos a cada 15 dias, um novo computador a cada 3 meses.
Umas frutas e umas folhas verdes com um pouco de água no café da manhã mesmo que ofereçam mais nutricionalmente,  isso significa muitos empregos a menos, muita gente sem ganhar milhões, isso não é interessante para o capitalismo moderno.
Veja pelos gráficos e tire suas conclusões:
Suco com couve e manga e água de coco
Leite humano
Folha de couve
Leite de vaca integral
Não quero dizer que as todas as pessoas to mundo devem tomar uma gororoba verde deliciosa super nutritiva, mas pelo menos não poderia estar tomando algo que as fizesse doente e pior ainda, pelos menos que elas tenham o direito de saber que faz mal. Como o cigarro antes as pessoas pensavam que fazia mal, hoje pelo menos elas sabem que faz mal e se querem é problemas delas.
2) Uma breve história do leite nos EUA
Muitas vezes me questionei a importância de certas ciências, mas graças a Deus somos humanos e gostamos de coisas diferentes e graças aos historiadores, hoje descubro informações que me fazem entender tudo de uma forma tão mais fácil. Quando nos vemos em nossas casas lendo nossos e-mails, mudando os canais de TV com um controle remoto, nos esquecemos que a muitos poucos anos atrás o mundo estava vivenciando uma guerra mundial e que tudo agora parece fácil e até pensamos que os filmes esageram, mas que muita gente sofreu com estas guerras loucas. Muita gente passou fome, e que em momentos de fome não nos preocupamos muito com o que é saudável ou não e sim com o que alimenta e mata a fome e neste requisito o leite é fantástico é como ter uma boa fonte de gordura na geladeira sem necessidade de pagar a conta de luz. Adicionando a isto um pequeno pomar e uma pequena horta pode se viver por muitas décadas com muita saúde. O grande problema que não estamos mais vivendo em guerra e que podemos nos dar o luxo de escolher o que vamos comer, mas escolhemos nos alimentar como se ainda estivessemos vivendo em plena guerra.

3) O leite mudou: Engenharia genética
Infelizmente a ciência cria remédios, vacinas e ajuda a muitas pessoas mas ela também cria bombas, armas e drogas. Artigos científicos provam que branco é preto e que preto é branco, tudo vai depender de como se escreve e quem é o dono do papel e da caneta. A ciência prova e comprova tudo. Neste livro você vai encontrar argumentações científicas e indagações bastante substânciais. O que mais me impressiona e quão profundo foi o autor na busca pelas verdades dos fatos ou pelos menos pela outra versão da história que não é exibida nas revistas comerciais.

4) Cientificamente comprovado: Hormônios do leite constituem risco a saúde
Neste capítulo eu esperava mais informações com mais fontes, mas o que tem já faz entender o assunto mas sinto que ainda tenho buscar mais informações, pois ainda não existe pesquisas que comprovam diretamente a relação entre consumo de laticínios com câncer de mama. Não pelo menos neste livro. Fica indireto esta informação pois o óbvio que os hormônios que fazem as tetas de uma vaca ficarem enormes para dar mais lucros geraria problemas nas mulheres.

5) Efeito dominó: O a FDA ( a ANVISA dos americanos) enganou os EUA
(Me pergunto se a FDA enganou o EUA, alguém enganou a FDA, ou será que alguém pagou a FDA?)

6) A trama ganha consistência: O conluio entre Monsanto, FDA e o Congresso
Não vou escrever o que pensei na hora que lí isso pois pode ter crianças lendo esta frase

7) O quarto poder: O que disseram sobre o novo leite ao povo americano
Meus Deus o buraco é bem mais embaixo

8 ) Leite, nem tão natural assim
Como que não, ele vem da vaquinha que fica solta no pasto, feliz e contente? Tudo bem que derrubamos a mata atlântica, cerrado e agora a amazônia por conta delas mas até então isso prova que o leite é o que tem de melhor no mundo foi as vaquinhas coitadas não sabem usar moto-serra

9) Consumo de leite: Uma segunda opinião da classe médica
Que bom que tem outro lado, já estava me sentindo sozinho

10) Uma análise da composição do leite
Quero muito comprar este livro

11) Câncer: Ligação entre hormônios de crescimento do leite e o consumo de laticínios
Definitivamente vou comprar este livro

12) A verdade sobre o cálcio, osteoporose e alergias ao leite
Leite e osteoporose, nossa sempre pensei que fosse o contrário

13) Doeça da vaca louca
Obvio que as vacas fiquem loucas, foram projetadas para comer gramas e o ser humano pega carcaças de vacas mortas, seca, tritura é da para vacas vivas engordarem mais rápido e as vacas que são loucas?

14) Alternativas ao leite
Nem preciso ler este capítulo, afinal de contas escrevi um livro sobre este assunto:www.sucovivo.com

Agora gostaria de comentar o que achei de mais interessante neste livro

Após ler este livro eu fiquei chocado, comecei a ler este livro às 4h da manhã acordei desesperado de vontade de escrever este post no meu blog para ajudar o mundo a conhecer a importância deste livro.
Quero muito que você compre este livro também, não ganho nenhum centavo recomendando este livro para você, quero apenas que você compre este livro e dê de presente para seus amigos. Pois tirar o leite e seus derivados da dieta pode ser um ganho de saúde notável logo nas primeiras semanas. Ao longo deste 9 anos que tirei o leite quase que completamente da minha dieta, escutei depoimento de muitas pessoas que se sentiram muito melhor quando também pararam de consumir. Meu pai apenas tirou o leite e reduziu muito o consumo de queijo e sentiu uma melhora muito grande e minha mãe comentou que ele parou de roncar um pouco. Como a caseína  gera muito muco no nosso corpo, este muco obstrui as vias respiratórias gerando assim um ambiente perfeito para roncar.
Analisando todos os capítulos o que mais me chamou a atenção foi o que diz que o leite não é uma boa fonte de cálcio, pois para nosso corpo absorver o cálcio ele precisa do magnésio e o leite como você poder ver no gráfico abaixo ele é pobre em magnésio. Sendo pobre neste mineral o cálcio somente é absorvido 25% e os outros 75% o que acontesse:

O leite pode gerar ainda por cima problemas de:

Aartrite
Gota
Inflamação nas juntas
Pedras nos rins

Outro problema

Além de ser um alimento ser rico em cálcio mas não em magnésio é ele passa a ser um alimento ácido pois o magnésio é que ajuda a diminuir a acidez. Outro problema junto com isso é o elevado nível de proteínas do leite, ou seja baixo em magnésio, rico em proteínas é a cobinação que se chama de “Verdadeiro causador da osteoporose” pois esta doença não está relacionada diretamente com uma dieta com pouco cálcio e sim uma dieta que promove a perda do cálcio. Apartir dos 18 anos não crescemos mais sendo assim porque nossos ossos perdem cálcio? Para baixar a acidez dos alimentos que consumimos.

O que podemos fazer para não temos osteoporose, então?

Beber leite definifivamente não! segundo o livro, fazer exercício sim, tenistas profissionais tem muito mais densidade óssea no braço que joga do que no braço que não joga, sendo assim o fluxo de sangue ajuda a evitar a perda e ainda ajuda a fixar o cálcio nos ossos.
Tomar banho de sol sim, agora ir a praia e jogar futbol melhor ainda, correr na areia, pedalar ao ar livre é o que você deve fazer para evitar a osteoporose, lembre-se tomar leite não previne, calsa osteoporose.
Fumar e beber álcool, diariamente é o que pode fazer de melhor ainda mais.

Veja este dados nutricionais:

Vitaminas e minerais
100g de Couve
100g de leite  Integral
100g de Leite Pasteurizado
100g de Leite Humano
100g de Suco Verde
Cálcio
135mg
113mg
119mg
32mg
64.8mg
Magnésio
34mg
10mg
13mg
3mg
24,7mg
Vitamina D
-
40IU
-
4IU
-
Proteínas
3,3g
3,2g
3,3g
1g
1,7g
Calorias
50cal
60cal
64cal
70cal
43cal
Informações nutricionais
Clique aqui
Clique aqui
clique aqui
Clique aqui
* Suco verde (4 copos de couve picadinha, 1 copo de manga, 1 copo de água de coco)
O leite perdeu em tudo pois sua relação alta em cálcio e baixa em magnésio não é interessante para a absorção do cálcio.

1 comentário:

vinicius disse...

"o leite não é uma boa fonte de cálcio, pois para nosso corpo absorver o cálcio ele precisa do magnésio e o leite como você poder ver no gráfico abaixo ele é pobre em magnésio."

ridiculo ! um alimento nao prescisa ter um nutriente e o necessario para absorver esse nutriente , você pode simplesmente ter outra fonte de magnesio e tambem o leite

fazer exercicios nao "gera" calcio e sim ajuda a fixar o calcio do leite , atletas bebem leite

ps: ao inves de acreditar e aceitar tudo que você lê procure estudar por conta propria e ter opnião propria