domingo, 11 de julho de 2010

Análise da composição corporal vs. Peso Ideal

Post image for Tudo que você precisa saber sobre composição corporal!Mais importante do que ter um determinado peso (teoricamente ideal), é ter uma adequada composição corporal – quantidades de massa magra e massa gorda ideais, em função da idade, do sexo e da actividade física.

O peso ideal é aquele que proporciona o máximo de saúde: bem-estar físico, mental e social. E este, é impossível vê-lo impresso em qualquer tabela ou gráfico, ou calculá-lo através de fórmulas.

O “peso ideal” ou “peso desejável” é um conceito teórico que surgiu das “Tabelas de Peso Desejável”, da Metropolitan Life Insurance Company. Após estudo dos seus segurados, obtiveram o peso desejável para cada um dos sexos e para cada valor de estatura, ao qual estava associado menor mortalidade.

Muito mais do que um peso ideal, precisamos de uma adequada composição corporal – quantidades de massa magra e massa gorda ideais, em função da idade, do sexo e da actividade física.

A que corresponde o seu Peso Corporal?

Ver imagem em tamanho realQuando se pesa numa balança obtém o valor do seu peso corporal total, ou seja, a soma dos pesos das várias partes do corpo – músculos, ossos, gordura, sangue e órgãos.

A pesagem na balança é uma análise limitada, pois faz apenas a leitura quantitativa do peso.

Quando falamos em obesidade ou excesso de peso, queremos referir-nos a um excesso de gordura acumulada, que pode não estar associada a excesso de peso. Por outro lado, a palavra emagrecer significa perder gordura, e pode não significar perda de peso.

O que é a Análise da Composição Corporal?

Ao analisar a composição corporal de uma pessoa obtém-se um resultado qualitativo do seu peso, isto é, dá informação acerca da quantidade total de massa gorda (% de gordura) e de massa magra (conjunto de todas as massas não gordas, como os músculos, os ossos, os órgãos, etc.).

A composição corporal é uma variável dependente da idade e do sexo: a massa gorda aumenta com a idade, e é maior no sexo feminino.
Existem várias tabelas de valores de massa gorda recomendáveis, mas de uma forma geral, a faixa ideal de % de gordura é:

- Nos homens: entre 10 e 18%


- Nas mulheres: entre 20 e 25%

A gordura é vista normalmente como algo de indesejável, mas uma certa quantidade de gordura é essencial para o normal funcionamento do corpo. A percentagem de gordura nunca deve ser inferior a 5% no homem e a 9% na mulher – é a gordura essencial.

Os homens devem esforçar-se por terem 15% de massa gorda, enquanto o objectivo das mulheres deve ser aproximadamente os 20%. Do ponto de vista médico, valores de gordura acima de 25% nos homens, e 35% nas mulheres aumentam consideravelmente o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Imagine 2 homens com a mesma idade (30 anos), a mesma altura e o mesmo peso.
Caso 1
183 cm
87 kg
24% gordura





Caso 2
183 cm
87 kg
15% gordura





O senhor que representa o caso 1, embora tendo o mesmo peso que o caso 2, tem excesso de gordura (cerca de 9% a mais) e deve tentar perdê-lo, através de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico. O senhor do caso 2 apresenta um perfil de composição corporal dentro da normalidade, não necessitando alterar o seu peso.

Existem inúmeras Técnicas para Análise da Composição Corporal, entre elas, a medição das Pregas Cutâneas, a Bioimpedância Eléctrica, a Tomografia Axial Computorizada, a Medição da Água Corporal Total, entre outras.

Cada um de nós tem um peso ideal próprio, e que consegue manter através de uma alimentação equilibrada e ajustada às necessidades de energia, e através da prática regular de exercício físico. Muitas vezes, para se ir de encontro a padrões estéticos padronizados, travam-se verdadeiras batalhas com a balança, fazem-se dietas rigorosas de fome, perde-se peso rapidamente (nada tem a ver com perda de gordura, normalmente o peso perdido faz-se à custa de água e massa muscular) e na melhor das hipóteses fica-se cada vez mais gordo (com maior percentagem de gordura)!

Lembre-se que o importante é a qualidade do seu peso, e não a quantidade.

Fonte

Sem comentários: