quinta-feira, 17 de junho de 2010

ALGAS - IGUARIAS DO MAR

As algas foram dos primeiros alimentos a ser consumidos pelo Homem; na verdade, todas as populações costeiras, com maior ou menor frequência, as consumiam. Mas em muitas regiões o seu consumo caiu em desuso. Porem, se isto se deu em Portugal e na maioria das costas europeias, as algas continuaram a servir de alimento noutros continentes.
As algas sempre foram olhadas como legumes do mar, apesar de na verdade não serem vegetais. Mas é preciso dizer que algas e vegetais têm algumas características comuns. Há muitos diferentes nomes e variedades de algas, calculando-se que haja cerca de duas mil e quinhentas variedades. Gastronomicamente muito interessantes (apesar de ser necessário alguma prática para as receitas começarem a resultar), é ainda mais importante valorizar o seu teor nutricional. Neste, ressalta a grande concentração em minerais, mas também contêm caroteno, vitaminas D, K e B12, alem da maioria das vitaminas hidrossolúveis.

Havendo tantas e tão variedades algas, encontramos também grandes diferenças a nível da composição. Para ilustrar esta afirmação, lembro que a proteína pode ir de 8 a 75 por cento, os carbohidratos de 4 a 40 por cento e os lípidos de 1 a 86 por cento. Que algas estão disponíveis nas lojas de produtos naturais?

Agar agar - é a alternativa ideal para a gelatina. Muito prática, após dez minutos de molho e dez de cozedura fica pronta a deixar arrefecer e consumir.

Ver imagem em tamanho realAramê - de sabor suave e cozedura rápida, faz receitas muito saborosas e bonitas (apresenta-se em fios longos, pretos e brilhantes) com abóbora e cenouras. Pode ser consumida crua

Dulse - esta alga usada na Europa do Norte desde o século X é particularmente rica em ferro e em iodo e é aconselhada às mulheres grávidas e que amamentam. Pode ser consumida crua

Hiziki - é a alga de sabor mais forte e difícil, mas é também a mais rica em minerais. Cozinha-se normalmente com vegetais "doces" como a abóbora, a cenoura ou o alho francês. Pode ser consumida crua.
Kombu - de cozedura mais longa, é típica para cozer com as leguminosas, às quais fornece preciosos minerais para ajudar à digestão.
Nori - é a famosa alga que se encontra nos restaurantes de sushi, preparação tradicional japonesa, desde o início do século XXI moda global. Muito rica em proteína, deliciosa e muito estética, é de muito rápida preparação. Pode ser consumida crua e a variedade atlântica encontra-se também em flocos
Wakame - alga especialmente usada em sopa, nomeadamente na de misô, coze rápido e tem sabor muito suave. Pode ser consumida crua é excelente em saladas e outros pratos.

A maioria das algas tem um tempo de hidratação de aprox. 30 minutos e podem consumir-se facilmente cruas com excepção da Agar-agar e da Kombu (existe uma variedade de Kombu rápida também).

As algas não são um alimento que se consuma em abundância, mas apesar disso podem desempenhar um papel muito positivo na dieta alimentar, nomeadamente porque têm o poder de fornecer um leque alargado de minerais e oligoelementos insuficientes ou escassos na alimentação corrente actual e fornecer excelentes fibras muito úteis para o correcto funcionamento intestinal e para a perda de peso.
Uma questão que sempre se tem colocado quanto à qualidade das algas, é as águas de onde vêm. O quadro legal existente desde 2009 passa a dar garantias ao consumidor de que as algas que compra não comportam poluentes, infelizmente cada vez mais presentes nos mares.

Bibliografia: Ventura, Carlos - O Pequeno Livro dos Alimentos Saudáveis, Ed. Gradiva
Fonte: http://www.institutohipocrates.pt
Carlos Campos Ventura é Director do Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência



Carlos Campos Ventura*
Com notas de Luís Guerreiro
in revista O SEGREDO DA TERRA - 2010 Jan 

Sem comentários: