domingo, 23 de maio de 2010

Curiosidades sobre os vegetarianos

Related Posts with Thumbnails

Ainda há muita falta de informação sobre o vegetarianismo, mesmo com o número cada vez maior de simpatizantes dessa tendência. Essa é a opinião da publicitária Bernadete Peçanha, de 51 anos, vegetariana há 15 anos. “As pessoas não entendem que eu vivo bem sem comer carne. Minha mãe, por exemplo, ficou inconformada quando resolvi adotar esse estilo de vida”, comenta.

Para os adeptos, no entanto, existem vários meios de informação e de confraternização. Ao pesquisar um pouco sobre isso, dá para encontrar várias dicas e também aspectos curiosos, como os crudivoristas, que defendem o consumo de vegetais crus. Eles acreditam que o cozimento elimina boa parte dos nutrientes dos vegetais.

Entrando um pouco mais no mundo dos seguidores do vegetarianismo, encontramos algumas tribos que causam surpresa pela postura antagônica.
Um bom exemplo são os straight edges, que adoram o estilo musical hardcore e fazem festivais independentes pelo Brasil, embalados com as músicas punk rocks e muita alimentação natural. Não se pode consumir nem cigarros nem bebidas alcoolicas nesses eventos. Prova de que qualquer um, se quiser, pode aderir ao vegetarianismo.

Se, um dia, você quiser experimentar essa tendência à risca, buscando de fato uma orientação mais saudável, preste atenção em algumas dessas orientações:

* Sua alimentação deve ser à base de cereais integrais, leguminosas, verduras, frutas, feijões, nozes, sementes e, se quiser, laticínios e ovos.

* Prefira alimentos integrais e não refinados e diminua o açúcar e a gordura.

* Escolha boa variedade de frutas e leguminosas para não se enjoar do cardápio.

* A melhor dieta é rica em todos os nutrientes, por isso, se quiser tornar-se vegetariano, vá a um médico ou nutricionista para ver se você faz refeições de forma equilibrada e saudável.

Sem comentários: